Resgate Histórico

17-07-2011 15:31

Zuzu Angel

Época em que passa a História: Durante a ditadura militar no Brasil nos anos 60 e 70.

Contexto Histórico: Ditadura Militar.

Abordagens Principais: Torturas na época da ditadura, o “teatro” e a “maquiagem” feitas por militares com intuito de esconder a verdade e a repressão exercida durante a ditadura.

Idéia Central: Retratar a vida da estilista mineira, Zuleika Angel.

Personagens Principais: Patrícia Pillar (Zuzu Angel) e Daniel de Oliveira (Stuart Angel).

Ambiente Geográfico: O filme foi rodado em Juiz de Fora, Minas Gerais, e no Rio de Janeiro.

Gênero do Filme: Drama/Biográfico.

Cena mais Marcante: No desfecho do filme, quando Zuzu Angel é morta vítima de um acidente automobilístico.

Resumo:

Brasil, anos 60. A ditadura militar faz o país mergulhar em um dos momentos mais negros de sua história. Alheia a tudo isto, Zuzu Angel, uma estilista de moda, fica cada vez mais famosa no Brasil e no exterior. O desfile da sua coleção em Nova York consolidou sua carreira, que estava em ascensão.

Paralelamente seu filho, Stuart, ingressa na luta armada, que combatia as arbitrariedades dos militares. As diferenças ideológicas entre mãe e filho eram profundas. Ela uma empresária, ele lutando pela revolução socialista e Sônia, sua mulher, partilha das mesmas idéias.

Numa noite Zuzu recebe uma ligação, dizendo que "Paulo caiu", ou seja, Stuart tinha sido preso pelos militares. As forças armadas negam e Zuzu visita uma prisão militar e nada acha, mas viu que as celas estavam tão bem arrumadas que aquilo só podia ser um teatro de mau gosto, orquestrado pela ditadura. Pouco tempo depois ela recebe uma carta dizendo que Stuart foi torturado até a morte na aeronáutica. Então ela inicia uma batalha para localizar o corpo do filho e enterrá-lo, mas os militares continuam fazendo seu patético teatro e até "inocentam" Stuart por falta de provas, apesar de já o terem executado.

Zuzu vai se tornando uma figura cada vez mais incômoda para a ditadura e ela escreve que não descarta de forma nenhuma a chance de ser morta em um "acidente" ou "assalto". E é isso que acontece no desfecho do filme, Zuzu Angel é morta por um acidente de trânsito forjado.

 

Julgamento de Nuremberg

Época em que passa a História: 1945, após o fim da segunda Guerra Mundial.

Contexto Histórico: Após o fim da segunda Guerra Mundial.

Abordagens Principais: A prisão de Nazistas acusados de cometer crimes contra a humanidade, O julgamento dos mesmos, a sentença de cada indivíduo acusado, a exibição de imagens dos campos de concentração, a execução dos sentenciados a morte por enforcamento.

Idéia Central: Retratar o julgamento de Nazistas, acusados de crimes contra a humanidade.

Personagens Principais: Juiz Dan Haywood, Dr. Ernst Janning, Coronel Tad Lawson, Hermann Göring.

Ambiente Geográfico: Nuremberg, na Alemanha.

Gênero do Filme: Drama.

Cena mais Marcante: No fim do filme, quando os réus acusados para a pena de morte são enforcados. Ah, e também quando são mostradas algumas imagens dos campos de concentração durante o julgamento.

Resumo:

O filme reproduz a criação de um Tribunal Militar Internacional feito pelos quatro países aliados na Segunda Guerra Mundial (Estados Unidos, Inglaterra, França e Rússia) com o objetivo de julgar oficiais e burocratas nazistas pelos crimes cometidos na II Guerra Mundial.

Esse tribunal foi um marco na história da humanidade, justamente por não haver precedentes históricos. Portanto para que o mesmo adquirisse legitimidade foi acordado que haveria quatro juízes, cada um representante de um país da base aliada.

Atendendo a um pedido do presidente Truman, Albert Jackson, promotor da Suprema Corte Americana, concordou em ser o promotor-chefe do julgamento.

Foi acordado que seriam julgados líderes militares, políticos, industriais e banqueiros que financiavam os nazistas, civis que fizeram atrocidades, que comandavam centros de concentração, que implantaram o trabalho escravo e que os utilizaram. Só que como esses critérios eram bastante abrangentes, o tribunal resolveu acusar 22 homens, considerados peças-chave para o estabelecimento do regime nazista.

Cada um dos prisioneiros seria julgado por quatro acusações: conspiração para cometer agressão, crimes contra a paz, crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Dentre os acusados, um cometeu suicídio ainda na prisão do exército americano antes do julgamento, o que fez com que a vigilância dos mesmos fosse reforçada com a intenção de mantê-los vivos até o fim do julgamento para que recebessem sua devida condenação.

Dos 21 julgados, oito foram condenados a morte por enforcamento, dentre eles Hermann Goering, que cometeu suicídio momentos antes de ser enforcado. Três foram condenados a prisão perpétua. Dois foram condenados a 20 anos de prisão. Um a 15 anos de prisão e outro há 10 anos. Hans Fritzsche, Franz Von Papen e Hjalmar Schacht foram absolvidos.

O filme termina após a execução dos acusados a pena de morte.

Minha opinião:
Felizmente, hoje em dia temos a ONU e tribunais responsáveis por julgar crimes de guerra. Tamanha atrocidade cometida contra um ser humano, como houve durante o tempo do nazismo, não devem ser cometidas nunca mais. Assim espero...

 

Dom Casmurro

Autor: Machado de Assis.

Editora: Moderna.

Assunto: Literatura Brasileira / Romance.

Época Que Passa a História: No Rio de Janeiro durante em 1.899.

Contexto Histórico: Realismo brasileiro/prosa realista.

Idéia Central: A dúvida quanto à traição da mulher amada.

Passagens Mais Interessantes: As desconfianças de Bento, a morte de Capitu, a morte de Ezequiel.

Desfecho Final do Livro: O adultério paira nesse romance como uma incógnita, já que é apresentada uma série de provas e contraprovas sobre a traição de Capitu.

 

Resumo:

Em meados de novembro de 1857, antes de perceber-se apaixonado pela vizinha Capitu, ao escutar a conversa entre José Dias e sua mãe sobre tornar-se seminarista, Bentinho, acorda sentimentos que ainda lhe eram despercebidos ao descobrir o amor que sentia pela moça e ao percebê-lo correspondido.

Começa, então, elaborar planos que impeçam sua ida ao seminário. Mas nem com planos mirabolantes Bentinho conseguiu evitar sua partida, seguindo, então, para os estudos eclesiásticos. Lá conheceu aquele que se tornou o seu melhor amigo, Escobar.

Depois de um tempo, convenceu sua mãe a custear os estudos de outro menino, e fazer dele padre em seu lugar. Formou-se em Direito e voltou para casar-se com Capitu.

Escobar também saiu do seminário e casou-se com Sancha.

Bentinho e Capitu tiveram um filho que veio a chamar-se Ezequiel.

O tempo foi passando. Escobar morreu afogado e Bentinho percebeu que Capitu havia ficado muito abalada com a morte de Escobar, mais abalada que o normal.

Bentinho passou, então, a desconfiar que houvesse certa semelhança na aparência de Escobar e seu filho.

Ezequiel foi internato em uma escola, mas, nos finais de semana, retornava a casa, deixando Bentinho atordoado com a traição estampada no rosto de seu próprio filho. Decide, com isso, levar a família à Europa onde Ezequiel e Capitu ficaram morando.

Dom Casmurro só voltou a ver Ezequiel quando este retorna da Europa anunciando a morte da mãe. Ao ver Ezequiel, Bento vê a imagem perfeita de Escobar. Passados alguns meses, Ezequiel viaja para o Oriente Médio e lá morre de febre tifóide.

O adultério paira nesse romance como uma incógnita, já que é apresentada uma série de provas e contraprovas sobre a traição de Capitu.

 

Helena

Autor: Machado de Assis.

Editora:  L&PM Editores.

Assunto: Romance.

Época Que Passa a História: 1859.

Contexto Histórico: Romantismo / Realismo.

Idéia Central: O amor ou o dinheiro. Estácio e Helena se apaixonam, mas como eram supostos irmãos não podem ficar juntos. Helena sabia da verdade, que eles não eram irmãos, mas não podia dizer a verdade, afinal, tinha recebido uma enorme herança.

Passagens Mais Interessantes:

Desfecho Final do Livro: Estácio descobre toda a verdade sobre Helena, mas quando resolve se declarar... Helena morre.

Resumo:

Rio de Janeiro colonial, Conselheiro Vale, um homem importante e rico mantém caso amoroso com uma mulher que havia migrado do Rio Grande do Sul e se separado do marido, devido a dificuldades financeiras. A mulher já possuía uma filha, chamada Helena. 

Conselheiro Vale morre, e em seu testamento ele alegava que Helena era sua filha e que ela devia tomar seu lugar na família, todos acreditam nisso, porém Helena sabe que não é verdadeiramente sua filha, mas na sua ânsia de ascender socialmente acaba aceitando isso. A princípio, Úrsula reage com certo preconceito à chegada de Helena, mas no decorrer da narrativa ela vai ganhando o amor de Úrsula. Estácio, porém, era um bom filho, e faz a vontade do pai sem indagar nada. Dr. Camargo acha aquilo um absurdo, pois ele queria casar sua filha, Eugênia, com Estácio para que eles se tornassem ricos à custa do dinheiro de Estácio, e mais um familiar só iria diminuir a parte da herança de Estácio. 

Helena toma seu lugar na família como uma mulher de fibra, cuida muito bem de sua nova família, dirige a casa melhor do que Úrsula o fazia, e impressiona não só a família como toda a sociedade em geral, porque além de ser uma mulher equilibrada como poucas que existiam, era linda, sensível e rica.

Ao decorrer da narrativa, Helena vai impressionando mais e mais Estácio, e os dois acabam se apaixonando. Aí vem o dilema do livro, de um lado Estácio, se martirizando por se apaixonar por sua suposta irmã, o que era um pecado, e do outro Helena, também apaixonada por Estácio, esta sabia de toda verdade, mas não podia jogar tudo para o alto e ficar com ele, afinal havia recebido uma fortuna de herança.

A família possuía uma chácara onde Helena sempre visitava. Um dia Estácio resolveu seguí-la, e lá conheceu Salvador, e foi tirar satisfações sobre as visitas de Helena, Salvador começou a lhe contar uma grande história, e surpreendeu Estácio ao lhe revelar que Helena era sua filha e toda a história da vida de Helena até ali. Nesse mesmo dia Helena após uma forte chuva fica debilitada, à beira da morte, Estácio, tomado por seu forte amor vai cuidar de Helena e lhe faz essa declaração. Helena morre.

 

Voltar

Resgate Histórico

Não foram encontrados comentários.

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.